4 de mai. de 2014

OS OLHOS DO DRAGÃO / SEMINÁRIO

OS OLHOS DO DRAGÃO 


parte 1: A INVEJA  

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" 
(Mateus 6:22-23)


O INÍCIO DE TUDO 

A inveja ou cobiça, foram as atitudes que deram início à rebelião de Lúcifer, o diabo, ou Satanás. Ele era um querubim da guarda de Deus, revestido de poder, beleza e graça. Mas ele não era o Filho Unigênito de Deus, este é Jesus, que estava com o Pai desde o princípio.

Lúcifer era vestido com as mais suntuosas vestes e tinha acesso ao mais alto dos céus, guardando a morada de Deus. Foi dado a ele um cargo de confiança, e ele era muito querido por Deus.

Mas ao perceber que ele não era o mais-mais, ao ver que Jesus estava lado a lado com Deus e participava de tudo, inclusive da criação do mundo, a inveja encheu o seu entendimento. Cobiçou estar em um lugar VIP, tão alto e sublime como o de Deus e de Jesus. A cobiça tomou conta dele, e o fez parar de ser feliz com o que era, e desejou ser quem ele não era.

Lago de Fogo, pintura sobre tela por Batista/Antidemon


Assim, o final da história todos sabem: virou um anjo caído, que levou outros anjos com ele, pela rebelião de sua cobiça e de seu engano. Com certeza criou intrigas, levantou falso testemunho e fez fofocas acerca de Deus e de Jesus. Enganou, mentiu e iludiu parte dos anjos dos céus.

O décimo mandamento das tábuas da Lei de Deus é claro quando diz: Não cobiçarás. E dá uma lista resumida das coisas que não devemos invejar. Nem objetos, nem pessoas, nem a posição do outro. 

NOS DIAS DE HOJE

Hoje a cobiça disfarçada de prosperidade pessoal, faz parte da nossa sociedade atual, como se fosse uma coisa normal. O espírito de competição já é considerado uma virtude entre nós. Nos comparamos todos os dias com o nosso vizinho, com nosso patrão e com as pessoas que nos cercam, e isso virou rotina. 

Já ouvimos por aí sobre a existência da "inveja branca", uma inveja construtiva que nos faz trabalhar duro para conseguirmos chegar até a posição daquela pessoa com quem estamos nos comparando. Isso é um equívoco, é uma desobediência aos mandamentos de Deus. 

Porque Deus escreveu seus mandamentos em duas tábuas de pedra e as deu a Moisés, nosso antigo patriarca? Porque Ele nos ama, e sabe o que é melhor para nós. Ele escreveu o manual de instruções para quem vive nesse mundo. Até hoje os neurologistas, psiquiatras e psicólogos não entendem o funcionamento de nossas mentes, nem das nossas emoções. Temos fraquezas, traumas, neuroses e limitações, e remédio nenhum, nem terapia nenhuma podem solucionar.

Justiça, pintura sobre tela por Batista/Antidemon
Deus sabe que não devemos nos comparar com o outro, e sabe que isso gera a cobiça ou o orgulho. Cobiça se o outro é mais afortunado do que nós, e orgulho se o outro é menos afortunado. 

Por isso, Ele deixou o mandamento: Não cobiçarás. E: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, o que nos faz meditar se devemos ou não cobiçar, já que devemos amar o outro como a nós mesmos. Devemos sorrir quando nosso próximo está contente, e chorar quando está triste. Se ele comprar uma guitarra linda, do jeito que nós sonhamos, vamos ficar felizes porque ele está feliz. Hoje foi o dia dele, o nosso dia chegará quando Deus quiser. 

O DESTRUIDOR

Deus não teria o cuidado de colocar nos 10 mandamentos a proibição de cobiçar, se isso não fosse perigoso. Perigoso para quem inveja e para quem é invejado. Gera para o invejoso baixa auto estima, recalque, ciúmes, ódio, roubo e até assassinato, nas últimas consequências. Para quem é vítima da inveja, se for uma pessoa forte, gera orgulho próprio e a pessoa fica se achando. Se é uma pessoa fraca, gera desânimo, tristeza, depressão e destruição do bem adquirido, ou do sonho realizado. 

A inveja é destruidora, assim é dito no livro de Provérbios da Bíblia. Se alguém inveja todos os dias o carro novo do vizinho, depois de algum tempo ele pode  estar no ferro velho, vítima de um acidente grave. Cuidado! A cobiça pode se transformar em um poder paranormal, um poder de destruição. E ele é muito, muito feio. 


Destruidor, pintura sobre tela por Batista/Antidemon
Em estudos bíblicos existe o relato de que o querubim da guarda que se rebelou, Lúcifer, foi até as últimas consequências para tentar destruir o Filho Primogênito de Deus, de quem ele arde em ciúmes até os dias de hoje. 

No momento da tentação de Jesus no deserto, ele tentou fazer Jesus parar de jejuar, tentou fazer ele se suicidar e tentou fazer ele se prostrar diante dele. No calvário, ele achou que Jesus estava acabado, não contando com a ressurreição e a salvação de toda a humanidade. Ele devia estar olhando para ver se Jesus desistiria ou reclamaria, ou se no último momento ele se rebelaria contra Deus, devido ao sofrimento. Tudo isso foi em vão para Satanás. Jesus foi fiel até a morte.

Para quem nós vamos dar pontos, em quem apostaremos todas as nossas fichas, para quem daremos ouvidos, e quem nós vamos chamar de brother? Inveje, cobice, deseje as coisas do próximo, reclame com Deus porque seu irmão recebeu a bênção e você não, compare-se com os outros, e... estará vestindo a camisa do Destruidor, aquele que é assassino desde o início, e que fez a cabeça de Caim para matar Abel. Medite, peça sabedoria a Deus e seja grato pelas coisas que você tem.

O QUE FAZER?

Se todos nós somos irmãos, ou por laços de sangue como família, por laços de afinidade como amigos, ou por laços de fé como cristãos, e por laços da criação de Deus como seres humanos criados à Sua imagem e semelhança, somos ligados uns aos outros, intimamente ligados, e o que acontece a um reflete no outro.

Quem gosta de ouvir falar em calamidades? Ficamos tristes com as enchentes  que desabrigam milhares de pessoas, por isso enviamos roupas e alimentos para elas como um ato de compaixão. A mesma coisa devemos fazer quando um amigo vai assistir um show de uma banda que é a nossa preferida, mas nós não conseguimos ingresso, devemos dizer: "Cara, bom show pra você e me manda algumas fotos! Aproveita e depois me conta como foi." Devemos sentir em nosso coração e com nosso entendimento , que agora é a vez do nosso amigo.

Em um depoimento de índios da reserva do Xingu, um deles disse que gostava muito de assistir TV porque a TV os levava a muitos lugares do mundo que eles jamais sonharam existir. Esse é um outro olhar para encarar a impossibilidade de estar viajando pelo mundo, um olhar inocente e grato.

Armadura de Deus, pintura sobre tela por Batista/Antidemon
Vamos então nos revestir de toda a armadura de Deus, para nos defender daquelas setas inflamadas de inveja, de recalque, de cobiça, de competição, de maus pensamentos, maus sentimentos e más ideias. 

Mesmo que esses pensamentos e sentimentos batam na porta do nosso coração e da nossa mente, vamos rejeitá-los, em nome de Jesus. Se meu irmão viaja para o exterior, um pedaço de mim está viajando com ele. Se um vizinho compra um carro bacana, é uma parte do meu ser que está tendo esse conforto. Se um amigo ganha um instrumento novinho, foi um pedaço de mim que ganhou. Um dia, quando nossos sonhos também forem realizados, essas pessoas terão prazer em saber que estamos bem.

Um dia poderemos pegar carona naquele carro do vizinho, bem naquele dia de chuva. Poderemos assistir ao show de estréia daquela guitarra novinha, fechar os olhos e sentir a música que está saindo dela. Tudo o que Deus dá é para benefício de todos. Deus leva muito a sério os seus mandamentos, vamos cumpri-los à risca, custe o que custar. 

Com jejum, oração, leitura da Bíblia e guerra espiritual, podemos transformar o velho hábito da inveja em gratidão. Com o coração agradecido pelas coisas que nós temos, quando pedirmos algo a Deus certamente Ele nos dará.




Textos bíblicos para referência:

Gênesis 4:3 a 8
Êxodo 20:17
Levítico 19:18
Provérbios 27:4
Isaías 53:7
Ezequiel 28:14 e 16
Mateus 4:1 ao 11
Romanos 12:15
Gálatas 5:26
Efésios 6:11
Colossenses 1:5



Fotos: pinturas em acrílica sobre tela feitas por Batista/Antidemon, São Paulo, Brasil. Todos os direitos reservados a Antidemonarts

Foto1: Lago de Fogo
Foto2: Justiça
Foto3: Armadura de Deus
Foto4: Destruidor



parte 2: A FALTA DE ENTENDIMENTO

OLHOS PARA NÃO VER
E OUVIDOS PARA NÃO OUVIR

O que nos faz não lermos a Bíblia? O que é a Bíblia? Ela é o antigo e o novo testamento. 

O que é um testamento? É um documento por escrito que um pai, preocupado com o bem estar de sua família, deixa como herança para ela. Nesse documento está escrito o que ele deixa para cada membro da família.

Todos precisam ler esse testamento, para saber o que foi deixado para eles. Senão, o filho mais novo não vai poder morar no apartamento que que foi deixado para ele, e o filho mais velho não poderá construir uma casa naquele sítio que o pai o confiou. A esposa não saberá do dinheiro que está na poupança do banco, e a filha não vai saber que ganhou a tão sonhada casa na praia. Assim, a neta não vai poder viajar para a Europa, porque o avô deixou as passagens dentro de uma determinada gaveta. 


A Bíblia é o manual de instruções que Deus deixou para nós, e isso é uma verdade. Nascemos nesse mundo e vamos vivendo pela intuição, mais ou menos como meros animais racionais. Mas Deus nos diferenciou com o intelecto, e pelo entendimento da Bíblia podemos saber como Deus quer que nós vivamos. Somente a instrução escolar não é capaz de nos dar entendimento para a vida, nem os livros. 

É sortudo quem tem acesso à Bíblia, mas é preciso o entendimento correto para compreendê-la. Precisamos ir à igreja para ouvirmos a pregação, e começarmos a ter a luz do Espírito Santo.

Ouvir a Palavra de Deus sem o entendimento aberto pelo Espírito Santo, é como ouvir em um celular que está falhando: algumas partes escutamos, outras não. Do mesmo modo, ler a Bíblia sem luz do Espírito Santo, é como fazer palavras cruzadas: algumas linhas conseguimos completar, outras não. Versículos passam desapercebidos pelos nossos olhos, e palavras são apagadas para nós. Mas quem faz isso?

O opressor da mente, Satanás, aquele que tira o nosso entendimento e que faz enxergarmos somente o que não vai fazer nenhum estrago no trabalho dele. 

Opressor da Mente, pintura por Batista/Antidemon
Estamos em um tempo em que a batalha espiritual é necessária, e sem o auxílio do Espírito Santo não teremos o discernimento para vencer. Precisamos perceber aonde as setas do maligno foram encravadas em nós, para podermos  nos livrar delas, e muito mais precisamos do escudo para nos defendermos delas.

Para isso, a resposta é a Palavra de Deus bem firmada em nosso entendimento. Jesus devolveu as flechadas que Satanás lançou contra ele durante a tentação do deserto, usando como arma a Palavra de Deus. Ele respondia: Está escrito... e afirmava as verdades bíblicas. Jesus citou versículos do Antigo Testamento para afastar Satanás. E ele se foi. 

A fé que devemos ter é no testamento de Deus, na sua Palavra que era boa para o povo antigo, é boa para nós hoje, e será boa para as pessoas do futuro. Muitas vezes confundimos no que devemos ter fé, crendo por exemplo, que aquela garota que vimos e gostamos, será nossa namorada pelo poder da nossa fé. A fé cristã não consiste nisso. 

A saudável e verdadeira fé cristã está no que está escrito na Bíblia, que são as promessas de Deus e sua verdade eterna e imutável que ele deixou para nós, para sabermos como devemos nos comportar, e sabermos as maravilhas que Deus fará para nós, nessa vida e também quando Jesus voltar.

Nunca imaginamos que um dia, na cidade santa de Deus, a Jerusalém Celestial, estaremos lado a lado com crianças que foram abortadas, porque elas terão direito à ressurreição e estarão com os corpos glorificados, e não como fetos. Talvez não saibamos também, que existe uma promessa contida nos 10 mandamentos, para quem não adorar ídolos ou falsos deuses, que terá a misericórdia de Deus até 1.000 gerações de seus descendentes.  

Pausa para meditar um pouco...




última parte: TENDO ENTENDIMENTO

BUSCANDO NA BÍBLIA OS SEUS PRÓPRIOS SIGNIFICADOS

Existe uma antiga música do Folk norte americano que diz: "Eu aprendo bem a minha canção, antes de começar a cantá-la." (A hard rain´s a gonna fall, de Bob Dylan). 

É preciso aprender bem a Palavra de Deus antes de começar a pregá-la. Geralmente, o Apocalipse é para nós um quadro surrealista. Por exemplo, pregamos os ensinamentos do apóstolo Paulo em suas cartas, e não advertirmos a obediência aos 10 Mandamentos, escritos pelo próprio dedo de Deus. Talvez não saibamos enumerar rapidamente os 10 mandamentos de cabeça. Talvez não lembramos que eles estão enumerados 2 vezes no antigo testamento, em Êxodo e em Deuteronômio:

Não ter outros deuses além do Deus criador, não prestar culto a ídolos, não falar o nome de Deus ou de Jesus em vão, tirar o dia de sábado para descansar e o consagrar a Deus, tratar o pai e a mãe com honra, não matar, não trair, não roubar, não falar coisas mentirosas contra as pessoas, não invejar nada de ninguém.

Esse é o modelo de comportamento agradável a Deus. Desobedecê-lo traz consequências desastrosas para nós. Deus fez os 10 mandamentos para serem um guia, uma luz para nossos caminhos. E a humanidade vive com eles na consciência, seja de qualquer parte do mundo e de qualquer religião. 

Os 10 mandamentos são a regra de convivência e de consciência para todos os seres humanos da Terra, eles fazem a diferença entre nós e os animais, eles fizeram de nós uma humanidade consciente, diferente dos antigos povos bárbaros. E Jesus veio para aperfeiçoar isso, nos libertando da condenação do pecado e suas consequências, e gravar em nossos corações esses mandamentos, pelo poder do Espírito Santo.

O mesmo espírito que falou com o discípulo João na ilha de Patmos na Grécia, e revelou para ele as coisas que aconteceriam no final dos tempos, que é o livro de Apocalipse. 

A palavra apocalipse significa revelação, portanto se é uma revelação nada está oculto nesse livro, que Deus mesmo pediu para João escrever tudo o que ele estava vendo e ouvindo e revelar para as igrejas.

ilustração medieval sobre a prostituta de Apocalipse
Mas é tão cheio de figuras, números e símbolos! Mas a Bíblia mesma diz o que são os símbolos, números e figuras. É só procurar o sentido das coisas nos diversos livros da Bíblia, pedindo o discernimento do Espírito Santo. Muitos estudiosos sinceros da Bíblia já chegaram ao conhecimento da simbologia do Apocalipse, baseados somente na Bíblia.

Por exemplo, existe uma chave de conversão da simbologia do Apocalipse, e cada significado está escrito na Bíblia, pois ela mesma se explica. Assim, fica mais fácil ler o Apocalipse.

Algumas palavras simbólicas para a leitura do livro de Apocalipse: 

mulher = cidade: A mulher que viste é a grande cidade que domina os reis da terra (Apocalipse 17:18)
mulher = igreja: Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo (Efésios 5:23). Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. (Efésios 5:32)
Animal = rei, reino: Estes  grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra. (Daniel 7:17)  Então, ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos;..." (Daniel 7:23)
Águas = povos, multidões, línguas, nações: Falou-se ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.(Apocalipse 17:15)
Cauda = falso profeta: O ancião, o homem de respeito, é a cabeça; o profeta que ensina a mentira é a cauda. (Isaías 9:15)
Coroa = fidelidade: ... sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10)
Dia = ano: Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano... (Números 14:34)
Tempos = anos: ... e ao cabo de tempos, isto é, de anos, virá à pressa com grande exército e abundantes provisões. (Daniel 11:13)
Ventos = destruições: Assim diz o Senhor: Eis que levantarei um vento destruidor contra Babilônia e contra os que habitam Lebe-Carnai.(Jeremias 51:1)
Candeeiros de ouro = igrejas: 
Estrelas = anjos: 
Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e os sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são aos anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. (Apocalipse 1:20)
Chifre = autoridade, rei ou reino: os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. (Apocalipse17:12).

Um outro entendimento maravilhoso que temos na Bíblia e que ela mesma se explica, é sobre os sete espíritos de Deus, de que fala Apocalipse 5:6, e que está descrito no livro do profeta Isaías 11:12: Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Coisas importantes que Deus revelou ao profeta Isaías, de que podemos tomar posse para as nossas vidas e para os nossos filhos e netos, mesmo para quem ainda é jovem mas que já fique sabendo que sua descendência será abençoada, são promessas eternas de Deus, tanto para o povo de Israel, quanto para o povo cristão, quanto para cristãos individualmente, de ontem, de hoje e de amanhã,  "A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes no meio dos povos; tantos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor." (Isaías 61:9)

E Deus ainda promete ao profeta: "Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se apartarão dela, nem da de teus filhos, nem da dos filhos de teus filhos, não se apartarão desde agora e para todo o sempre, diz o Senhor." (Isaías 59 :21)

Então, sabemos que tudo o que precisamos saber na Bíblia, está explicado nela própria. Mas para Deus nos mostrar tudo isso, precisamos estudá-la e orar antes de lê-la, para que nosso entendimento seja aberto pelo Espírito Santo. 



foto propaganda do seriado Milagres de Jesus da rede Record de TV
Nossos olhos precisam ser purificados de toda a inveja com a ajuda do Espírito Santo, à base de oração e arrependimento, de jejum e de ouvir a pregação da Palavra de Deus. Assim não seremos cúmplices dos olhos do dragão, e nossos olhos poderão enxergar tudo o que Deus quer nos revelar na Bíblia. Jesus já dizia: "São os olhos a lâmpada do corpo. Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Mateus 6:22-23)

Jesus ainda aconselha a Igreja, através das revelações a João: "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas." (Apocalipse 3:18)

E nos faz uma promessa que nos dá forças para continuar: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." (Apocalipse 21:4)

E disse aos discípulos: "Bem aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem." (Mateus 13:16)



detalhe de foto do público em um show da banda cristã Antidemon